Notícia

Projeto apoiado pela Potigás auxilia tratamento de crianças cardiopatas

Com o objetivo de auxiliar o tratamento de crianças cardiopatas, a Associação dos Amigos do Coração da Criança (Amico) iniciou o projeto “Mais consultas e ecocardiogramas para as crianças cardiopatas – o diagnóstico precoce salva vidas”, apoiado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás) através do Edital Natural Como Fazer o Bem.

O projeto foi iniciado no último sábado, 12, e segue até o final do mês de julho, para realizar 100 exames de ecocardiograma e 138 consultas cardiopediátricas. Atualmente a instituição acompanha cerca de 2 mil crianças cardiopatas em todo o Rio Grande do Norte, contando com uma clínica onde realiza os atendimentos e uma Casa de Apoio.

A assistente social Thaisa Alves explica que uma a cada cem crianças nasce com alguma cardiopatia. “Quanto mais cedo ela é diagnosticada, mais chances tem de obter sucesso no tratamento. Então, elas precisam ter acesso aos exames e às consultas para que possam passar por cirurgia. A Amico também dá o suporte no pós-operatório e tudo isso são recursos que precisamos”, completa.

Somente em 2020, a Amico realizou 834 consultas com cardiopediatra, fez 803 ecocardiogramas e cadastrou mais 267 crianças. Manária Jácome é de Caraúbas e tem uma filha de 10 anos atendida pela Amico desde os dois anos de idade.

“Ela foi diagnosticada com 15 dias de vida e não tem cardiopediatra na cidade. Na época, o médico de Caraúbas disse que ela precisava de um profissional especializado. A Amico foi nossa salvação porque contamos com o atendimento clínico desde esse período. Também já utilizamos a Casa de Apoio quando ela passou por cirurgia quando ainda tinha dois anos e chegamos a passar 15 dias no local”, explica.

A Casa de Apoio é o local de abrigo das famílias, principalmente as provenientes do interior do estado, no período de pré e pós-operatório, mas também onde elas aprendem os cuidados com as crianças durante essas fases. O local dispõe de equipe de enfermagem 24 horas por dia, além de nutricionista e fisioterapeuta.

A Amico conta com atendimento de cardiopediatria, pediatria, endocrinologia, odontologia, psicologia e assistência social. “A Associação ajuda a suprir essa lacuna do sistema de saúde público que não consegue oferecer o suporte adequado para as crianças cardiopatas”, afirma Mayra Moreira, cardiopediatra.

O projeto “Mais consultas e ecocardiogramas para as crianças cardiopatas – o diagnóstico precoce salva vidas”, foi um dos 8 projetos contemplados pelo Edital Natural Como Fazer o Bem, realizado pela Potigás no último mês de maio e que selecionou trabalhos nas áreas de Cultura, Saúde, Esporte e Assistência Social.

“É uma satisfação muito grande para a Potigás poder contribuir com uma causa tão importante quanto a da Amico. Esse é exatamente o objetivo do nosso edital, o de reafirmar o compromisso institucional da concessionária com a responsabilidade social”, ressalta Larissa Dantas, diretora presidente da Potigás.

Contrate a Potigás Carta de
serviços
2ª via de
fatura
Oficinas e
postos GNV
Mapa
da Rede
Sistema
Tarifário

Escavação

Contrate a Potigás Escavação
Open toolbar