Notícia

Hospital de Natal opta pelo gás natural e diversifica matriz energética

Em um cenário nacional de crise energética, a diversificação da matriz com a utilização de fontes alternativas vem sendo adotada por empresas que almejam uma combinação de economia e sustentabilidade. Um exemplo é o Complexo de Saúde Unimed Natal, que vem passando por ampliação e, a partir desta sexta-feira, 15, passa a utilizar o gás natural canalizado no sistema de condicionamento de ar da unidade que fica localizada no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal.

Inicialmente, de forma pioneira no estado, o gás natural canalizado será utilizado em seis sistemas tipo GHP (gas heat pump) chiller, que são centrais de produção de água gelada para sistemas centrais de climatização. A utilização do sistema estima uma redução em torno de 35% no custo total.

Para a diretora presidente Larissa Dantas, da Companhia Potiguar de Gás, distribuidora exclusiva de gás natural canalizado no estado, a diversificação da matriz energética do Rio Grande do Norte contribui para a competitividade e favorece o uso de um recurso natural abundante na região.

“O gás natural é um combustível versátil com muitas aplicações em diversos tipos de equipamentos. Seja no comércio, veículo, condomínio ou indústria, ele é seguro, prático, além de contribuir para uma redução da emissão de poluentes para o meio ambiente”, destaca.
O diretor de Recursos Próprios da Unimed, Émerson Oliveira, explica que a versatilidade de matrizes energéticas é estratégica para Unimed Natal. “Está alinhada aos seus valores que incluem a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. O uso do gás natural marca o início dessa diversificação e também a valorização de uma matriz de energia particularmente disponível no nosso Estado”.

Ao final da ampliação do Complexo de Saúde da Unimed Natal, o gás natural será utilizado em um total de 12 sistemas GHP-chiller, além de cocção e aquecimento de água no local.

Contrate a Potigás Carta de
serviços
2ª via de
fatura
Oficinas e
postos GNV
Mapa
da Rede
Sistema
Tarifário

Escavação

Contrate a Potigás Escavação
Open toolbar