Notícia

Distribuidoras do nordeste realizam Chamada Pública para compra de gás natural

Natal, 17 de setembro de 2020

 

Distribuidoras do nordeste realizam Chamada Pública para compra de gás natural

 

Distribuidoras de gás natural de cinco Estados do Nordeste lançaram nesta quinta-feira (17/09), chamadas públicas para compra de gás de novos supridores. Os editais foram publicados por POTIGÁS (RN), COPERGÁS (PE), ALGÁS (AL), CEGÁS (CE), e SERGAS (SE). A compra total é de 2,406 milhões m³/dia de gás natural, com o fornecimento previsto para ser iniciado em 2022. As informações e os editais estão disponíveis nos sites de cada distribuidora.

Produtores, importadores ou agentes comercializadores poderão participar da chamada pública. Apesar de elaborada de forma coordenada, a iniciativa não resultará numa compra conjunta de gás natural. Devido às especificidades de cada distribuidora em relação a volumes e pontos de entrega, as cinco companhias optaram por editais próprios e realizarão a aquisição de forma individual. Será aceito o gás natural, independentemente de sua origem – seja do oceano (Offshore), continente (Onshore) ou GNL (Gás Natural Liquefeito).

Somadas, as cinco distribuidoras atendem mais de 184 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 2.670 quilômetros de redes de distribuição em 61 municípios.

O objetivo do edital é a diversificação de supridores das diversas modalidades com melhores condições comerciais a serem repassadas ao mercado. No Rio Grande do Norte, que possui uma condição diferenciada pela atuação de empresas no onshore, há inclusive uma expectativa de participação importante desses novos ofertantes. A Companhia Potiguar de Gás – POTIGÁS prevê a compra de até 236 mil metros cúbicos diários do combustível. O Edital será realizado em um lote único de contratação.

Edital - Chamada Pública

Anexo I - Termo de Referência - Chamada Pública

Anexo II - Modelo Proposta Comercial - Chamada Pública

Contrate a Potigás Carta de
serviços
2ª via de
fatura
Oficinas e
postos GNV
Mapa
da Rede
Sistema
Tarifário

Escavação

Contrate a Potigás Escavação
Open toolbar