Notícia

Cresce o número de usuários do gás natural no RN

Mais de 1,5 mil clientes foram interligados à rede de gasodutos da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) nos primeiros cinco meses de 2021. Esse incremento no número de usuários fez com que a concessionária estadual atingisse, no mês de abril, a marca de 30 mil clientes atendidos nos quatro segmentos de atuação: comercial, residencial, industrial e veicular.

Entre os fatores para o crescimento registrado no período está o investimento da Potigás na ampliação da rede de gasodutos, provendo a infraestrutura necessária para as principais ruas e avenidas do Rio Grande do Norte e fazendo com que o gás natural canalizado chegue cada vez mais perto dos comércios e condomínios potiguares.

Mesmo em um cenário de pandemia, em 2020 a Potigás não recuou seus investimentos e empregou, com recursos próprios, mais de R$ 5 milhões na extensão da rede de gasodutos, o que possibilitou a expansão de mais de 17 mil metros, beneficiando a Grande Natal e Mossoró. Atualmente são mais de 460 mil metros de extensão de rede nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Goianinha.

Com os investimentos realizados pela Potigás na extensão da rede, os segmentos que mais cresceram foram o residencial e comercial, com mais atendimentos de condomínios, academias, bares, cafeterias, churrascarias, escolas, hospitais, hotéis, laboratórios, lanchonetes, lavanderias, padarias, pizzarias, restaurantes, shoppings, supermercados, entre outros.

Mais usuários interligados à rede de gasodutos da Potigás significa mais potiguares desfrutando dos benefícios do gás natural canalizado como economia, praticidade, segurança e sustentabilidade.

Além de ser mais barato do que os outros combustíveis, a Potigás trabalha para buscar adquirir o gás natural a preços ainda mais competitivos de forma a beneficiar os usuários. A diretora presidente da Potigás, Larissa Dantas explica que o contrato com a Petrobras, supridora atual da concessionária, vence em janeiro de 2022 e a Companhia já negocia com duas empresas que foram habilitadas em uma Chamada Pública para aquisição de gás.

“O acesso à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Guamaré já foi liberado através de uma negociação liderada pelo Governo do Estado e nossa expectativa é comprar o gás natural de produtores locais a preços mais baixos, beneficiando diretamente o consumidor final”, afirma a diretora presidente.

O gás natural também é mais prático porque chega aos usuários durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, sem necessidade de estocagem em cilindros e transporte em caminhões, o que significa mais segurança energética para os estabelecimentos.

Por dispensar armazenamento e ser mais leve do que o ar, também implica em mais segurança não só para os clientes, mas para toda a comunidade, assim como pela redução na emissão de poluentes para o meio ambiente que beneficia toda a sociedade norte rio-grandense.

USO COMERCIAL

Estabelecimentos comerciais diversos podem utilizar o gás natural canalizado em aplicações como fritadeiras, máquinas de absorção, caldeiras, fornos, fogões, aquecedores de água, geradores de energia elétrica, ar-condicionado e refrigeradores com motores a gás.

USO RESIDENCIAL

Nos condomínios, o gás pode ser utilizado tanto nos apartamentos como na Área de Lazer. Nas unidades residenciais, seu uso vai desde a cozinha, com a cocção de alimentos, até o banheiro e área de serviço, com o aquecimento da água. Já na Área de Lazer, pode ser o combustível de churrasqueiras e ainda aquecer piscina e sauna.

USO VEICULAR

A Potigás atende 51 postos que comercializam o Gás Natural Veicular (GNV) para uma frota de quase 51 mil veículos no Rio Grande do Norte.

USO INDUSTRIAL

O gás natural pode substituir os combustíveis nas indústrias dos mais diversos segmentos. Pelo seu grau de pureza, controle de pressão e regulagem da chama, é um diferencial competitivo e determina a qualidade final dos produtos.

Instagram

Contrate a Potigás Carta de
serviços
2ª via de
fatura
Oficinas e
postos GNV
Mapa
da Rede
Sistema
Tarifário

Escavação

Contrate a Potigás Escavação
Open toolbar