Reunião da Abegás antecede encontro nacional de gás natural

Natal será palco de encontro nacional sobre gás natural. A Companhia Potiguar de Gás (Potigás)  é a empresa anfitriã do evento, nesta sexta-feira (26), reunindo representantes das distribuidoras de todo o país. O evento é promovido pela Abegás, Associação das Distribuidoras, em sua 106ª Reunião de Diretoria Executiva e 30ª Assembléia Geral Ordinária, e será realizado no Hotel Ocean Palace, na Via Costeira, a partir das 9h, contando também com a presença de autoridades locais.

O encontro acontece a cada três meses e tem a pretensão de discutir assuntos a respeito do gás natural e o que for relevante às distribuidoras. Além disso, apresenta um caráter de fiscalização dos serviços  e prestação de contas. Nesta quinta-feira (25), a diretoria da Abegás se reuniu com  o Conselho Fiscal da Abegás na sede da Potigás, em Candelária, onde verificaram o cumprimento de seus deveres legais e estatuários.

 

Estavam presentes os Diretores-Presidentes da Potigás, Nelson Freire, da Cegás, José Rego Filho, da Gaspisa, Gustavo Henrique Xavier, e Augusto Salomon e Patrícia Zamorano, Secretários Executivos da Abegás.

 

Na sexta-feira (26), o encontro terá inicio com a 106ª Reunião de Diretoria Executiva, a qual acontecerá entre às 9h e 12h, no Ocean Palace. Haverá a eleição do novo Diretor e aprovação das contas de 2009 da Associação, balanço e demonstrações financeiras, auditadas pelo Conselho Fiscal e  com parecer do Auditor Independente.

 

Após um intervalo para almoço, a 30ª Assembléia iniciará, às 14h, com um pronunciamento  de represente do Governo do Estado e autoridades locais. Segundo o Diretor-Presidente da Potigás, Nelson Freire, estarão em pauta assuntos sobre a 2ª Convenção da Abegás, apresentação da INTELIG e a regulamentação da Lei do Gás, com a atualização de dados. Além disso, serão apresentadas informações sobre audiência no MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o Ministro Miguel Jorge e o BNDES.

 

Ainda durante a Assembleia, os dirigentes das distribuidoras serão atualizados sobre assuntos da área técnica, com apresentação do Comitê de Capacitação Técnica e sentença sobre o uso do solo. A competitividade do gás natural no Brasil também será um assunto debatido. Ao término do encontro, haverá a divulgação do plano operativo da Abegás para 2010 e decidirá-se a mudança do local e data para a próxima edição, que ocorrerá em junho próximo.

 

"Essa foi uma conquista da nossa companhia, do Estado. Conseguimos propor o evento em uma das nossas reuniões e foi aprovado por unanimidade. Natal será a capital das discussões do gás natural canalizado do país nesse evento, que terá resultados interessantes. A governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira, deram total apoio a captação do evento, que gera inclusive fluxo no turismo do estado, desde hospedagem, serviços, mais emprego", afirma Nelson.

 

 

 

Para fazer do evento um ambiente agradável de se estar, a Potigás contratou o flautista Carlinhos Zens para participar do evento no período da tarde. Além disso, a Companhia anfitriã ficou responsável por oferecer um jantar aos participantes e seus acompanhantes. O trio Meirinhos do Forró fará a recepção dos convidados durante e após o jantar, apresentando sua boa música e um repertório genuinamente nordestino.

 

Estão confirmados representantes da ALGÁS, BR PETROBRAS, CEBGÁS, CEG, CEGÁS, COMGÁS, COMPAGAS, COPERGÁS, GÁS BRASILIANO, GASMAR, GASMIG, GAS NATURAL SPS, GASPISA, GOIASGÁS, MSGÁS, PBGÁS, POTIGÁS, SCGÁS, SERGAS e SULGÁS, além de associados convidados.

 

 

Diretores-Presidentes e Secretários Executivos em Reunião na sede da Potigás